2015/2016 Regras da Competição

  1. A competição está aberta apenas para equipas escolares*
  2. A competição tem lugar em oito países: Espanha, Portugal, Noruega, Suécia. Dinamarca, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos da América.
  3. A inscrição é gratuita e todos os participantes recebem uma adesão ao playchess.com que será válida até ao dia 30 de junho de 2016.
  4. As Escolas podem participar com o número de equipas que desejarem.
  5. Os participantes/jogadores do Torneio têm que ter nascido após 31 de Dezembro de 2004 ou estar no sexto ano de escolaridade.
  6. Cada equipa será formada por cinco jogadores, ordenados por habilidade, isto é, ordenados numa lógica decrescente de força de jogo. As Escolas podem nomear um jogador adicional como reserva.
  7. As Equipas têm de ter pelo menos um elemento feminino a participar em cada partida.
  8. As Escolas podem participar e competir on line ou participar em evento(s) organizado(s) pela Associação parceira do Chess in Schools em Portugal.
  9. A primeira fase da competição será realizada a nível nacional. Contudo, poderão ser efectuados  jogos Internacionais on line como partidas amigáveis.
  10. As partidas podem ser jogadas presencialmente ou em Playchess.com cujo acesso é gratuito para todos os participantes durante toda a duração do Torneio.  Assim que cinco equipas de uma região se tenham inscrito, as mesmas serão colocadas num grupo de “todos-contra-todos”, com o vencedor de cada grupo a avançar para a Fase Eliminatória do Torneio.
  11. A Associação parceira do Chess in Schools nacional pode, nos seus Torneios próprios, realizar provas para o Yes2Chess, identificando Jogadores para a Fase Eliminatória. As regras a aplicar nestes Torneios serão as definidas por aquela Associação nacional.
  12. As partidas podem ser jogadas presencialmente ou em Playchess.com.
  13. Equipas da mesma escola serão separadas na Fase de Grupos.
  14. Em cada partida a equipa designada como “a jogar em casa” deverá sugerir três datas e horários diferentes para com os oponentes decidirem a melhor data e hora para jogar.
  15. A Fase Eliminatória será jogada em Playchess.com e continuará a separar as escolas por região. Existiram árbitros presentes nas fases avançadas do Torneio. Tal continuará até só restar uma escola de cada país.
  16. Os detalhes da Grande Final serão conhecidos em breve

* Será aberta uma excepção para as Sociedades Culturais e de Juventude de Lisboa e Madrid que estejam ligadas ao programa de voluntariado.