Uma nota de Malcolm Pein

Obrigada por visitar a página do Yes2Chess, criado pela Chess in Schools and Communities (CSC) e o Barclaycard.

Esta é a morada de uma nova Comunidade de Xadrez para Escolas, na “Internet”, que oferece aos seus Alunos, a oportunidade de jogar partidas de Xadrez amigáveis com crianças de outros países e também de participarem num Torneio Internacional.

Este inovador evento contará com a participação de Escolas de oito países: Reino Unido, Alemanha, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Dinamarca e Estados Unidos.

Até junho de 2015 2016 todas as Escolas e Associações inscritas vão estar em competição. Pelo título de Campeão Nacional do Torneio Yes2Chess. Os detalhes da Grande Final serão conhecidos em breve.

Todas as crianças que inscrever no Yes2Chess, terão livre acesso à nossa área privada da Playchess.com, onde vão poder jogar e aprender ao mesmo tempo.  Este acesso manter-se-á ativo até junho de 2016, mesmo que as crianças não participem no Torneio.

Diga Sim ao Xadrez na sua Escola!

São muitos os benefícios educacionais e sociais de aprender a jogar Xadrez no ensino básico. O Xadrez desenvolve o pensamento crítico e o raciocínio lógico das crianças e, como tal, ajuda a melhorar a sua memória e o seu poder de concentração. A prática do Xadrez facilita igualmente o desenvolvimento emocional da criança, promovendo a imaginação e a criatividade, ensina que o êxito é a recompensa pelo trabalho, fortalece a auto-estima e fomenta o espírito desportivo. O Parlamento Europeu, reconheceu estas mesmas vantagens, apoiando o programa “Chess in Schools” em 2012, destacando que ‘o Xadrez contribui para a realização dos objectivos políticos da UE como é o caso da integração social e luta contra a discriminação’. Não obstante todos estes benefícios, para nós o importante é que as crianças se divirtam.

– Malcolm Pein, Mestre Internacional de Xadrez

Director Executivo, de Chess in Schools and Communities

Malcolm Pein é Mestre Internacional de Xadrez e obteve o título em 1986. Para além de Mestre internacional é também o Director Executivo de uma reconhecida Organização Inglesa sem fins lucrativos “ Chess in Schools and Communities” cuja missão é a de promover a prática do Xadrez junto das crianças. É também um reconhecido autor de livros de Xadrez e tem uma coluna diária no “Daily Telegraph”.